top of page

Histórico da Carreira

Grupo de Implante Coclear FMUSP

Nossa vocação manifestou-se, desde a adolescência, pelo gosto acentuado pelas ciências biológicas, posto que no Colégio Dante Alighieri de São Paulo, berço de nossa formação básica, sempre foi nesta área que nos distinguíamos nas avaliações. Esta vocação foi acrescida pela vontade de ajudar a atenuar o sofrimento das pessoas sendo então natural a escolha pela Medicina a arte consagrada de curar.

A escolha de nosso caminho nos revelou que uma vocação só é realizada se soubermos estabelecer objetivos firmes para transpor os obstáculos naturais que são encontrados durante a vida. E quando estamos determinados estes obstáculos se transformam em elementos formativos de nossa têmpera e de nosso caráter.

Já durante o curso médico percebemos que estes obstáculos puseram em evidência outras duas facetas de nossa vocação, a de transmitir os conhecimentos a terceiros e da pesquisa ininterrupta de inovações e caminhos para explicar ou resolver os problemas a que nos defrontamos.

 

Na Faculdade nos fascinamos pela arte pela arte da cirurgia, uma vez que sentíamos que nossa natural habilidade com montagens e consertos dos mais variados materiais e equipamentos poderia ser ali plenamente desenvolvida e aplicada. Formado em 1978.

 

 Centrando nas razões de nossa missão, a pessoa do doente, a natureza de seus padecimentos e os fatores que influenciam o sucesso da terapêutica foi que sentimos necessidade de complementar nossos conhecimentos e aprimoramento na residência médica (1979-1981). Nela não só redimensionamos nossa atividade didática como firmamos a convicção de que a Residência Médica é o sistema de aperfeiçoamento que melhor alcança a tríplice função humanizadora e ética, traduzida nesta perfeita síntese: ajudar o colega mais velho realizar pessoalmente o ato terapêutico e ensinar o mais novo.

 

Movido por estes valores e princípios e sob estímulo de grandes mestres da Faculdade de Medicina da USP, tida como modelar em nosso país, concentramos nossas atividades de pesquisa, ensino e de prestação de serviços à comunidade, na área de Otorrinolaringologia, iniciando com a Otorrinolaringologia em geral e depois de alguns anos com especial atenção às bases fisiopatológicas e diagnósticas das doenças do ouvido assim como à técnica cirúrgica desta região. Mesmo entendendo, que pelos avanços técnicos-científicos do final do século XX e deste despertar do século XXI há um natural pendor por uma super área de atividade em nossa especialidade, temos como base fundamental que em nenhum momento podemos nos esquecer que a otorrinolaringologia é uma área indivisível, posto que seus elementos anatômicos e fisiológicos mantém uma constante dependência tornando-a impossível de praticar sem conhecimentos gerais aprofundados da região crânio-facial como um todo.

 

Tendo adquirido Faculdade de Medicina da USP os profundos conhecimentos científicos, técnicos e práticos da especialidade e principalmente convivido com os valores éticos, morais e de formação da personalidade que aqueles que por aqui tem a oportunidade e honra de passar absorvem naturalmente, pudemos receber, transmitido pelos mestres que aqui militam e que continuamente fazem com que suas salas e corredores emanem um constante fluído de saber e do mais profundo valor o qual seja, o respeito aos que sofrem.

Para nós após esta formação básica, por sugestão do Prof. Dr. Aroldo Miniti, nosso primeiro mestre na especialidade, e de outros que compunham o Corpo Docente desta casa como o Prof. Dr. Ossamu Butugan, pudemos estagiar em renomados serviços da Europa e Estados Unidos que nos possibilitou acompanhar em condições privilegiadas o desenvolvimento da Otorrinolaringologia no final do século XX e trazer para nosso meio os avanços ali conquistados, destacando-se estágio em serviço (fellowship) na Universidade de Zurique com o Prof. Dr Ugo Fisch (1983-84) um dos maiores expoentes mundiais da cirurgia otológica na época.

 

Em nosso caminho percorremos as fases de residência, especialização, doutorado e livre docência na Universidade de São Paulo. Por outro lado, as atividades associativas e esportivas do tempo de estudante desenvolveram um verdadeiro tirocínio de liderança que acompanhou toda nossa vida profissional. De fato além de termos sido conduzidos por eleição à Presidente da Associação Atlética Acadêmica e à Presidência do Diretório Acadêmico de nossa Escola Médica pudemos no âmbito de nossas Sociedades Médicas destacar a Presidência da Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia, por dois mandatos consecutivos a Presidência da Sociedade Brasileira de Otologia e a Presidência da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Fomos ainda membro do Comitê Executivo da International Federation of Otolaryngologic Societies por 8 anos consecutivos e Membro do Board da American Academy of Otolaryngology and Head and Neck Surgery, e o primeiro latino americano a galgar um cargo de diretoria no Collegium Oto-Rhino-Laryngologicum Amicitiae Sacrum como Vice-Presidente sendo atualmente o responsável no Brasil. Fomos também Secretário-Geral do Congresso Mundial de Otorrinolaringologia que será realizado no Brasil em 2009.

 

Exercemos inúmeros cargos e funções no Hospital das Clínicas e na FMUSP e em outras Instituições correlatas, destacando-se sucessivas eleições como representante de Professores junto ao Conselho do Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia por vários mandatos e igualmente junto à Douta Congregação da FMUSP. De 1992 a 2000 fomos Coordenador do Programa de Otorrinolaringologia do Curso de Pós-Graduação Strictu Sensu, conseguindo elevar nosso conceito a nível 5 pela CAPES (o maior conceito de todos os programas de otorrinolaringologia do país e entre os programas medicina III de toda a USP-SP). Como membro da Comissão de Pós-Graduação da FMUSP, trabalhamos no aperfeiçoamento e nas reformas que a Pós-Graduação Strictu-Sensu passou nos últimos anos, incluindo participação no Comitê de Avaliação da CAPES do Ministério da Educação por duas vezes.

 

Em novembro de 2006 fomos indicados por Concurso Público Professor Titular da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo- USP e Diretor Técnico de Divisão de Clínica Otorrinolaringológica do HCFMUSP e temos desde então a responsabilidade da gestão do Serviço de Otorrinolaringologia do HCFMUSP e da Disciplina de Otorrinolaringologia.

 

Na área de formação e aperfeiçoamento especializado (Pós-Graduação Sensu-Latu) somos responsáveis desde 1990 pelos programas de Residência Médica, Aperfeiçoamento para Estrangeiros, Estágios de Curta e Longa Duração e Estágios de Complementação Especializada nas diversas modalidades (os chamados “fellows”) para médicos e fonoaudiólogos que a Disciplina de Otorrinolaringologia mantém. Desde então 334 profissionais já se especializaram sob nossa supervisão. Somos pessoalmente responsáveis pelos Cursos Práticos de Dissecção do Osso Temporal e de Cirurgia Otológica Prática (ORELHÃO) da Disciplina por onde mais de 1000 médicos de todo o país e do exterior já complementaram sua formação. O Curso de Dissecção está em sua 92ª edição sendo o curso mais vezes ministrado pelo mesmo docente em todo o mundo. O ORELHÃO está na sua 29ª edição e foi o curso pioneiro em cirurgias em tempo real com discussão interativa. Recebemos atualmente médicos e pesquisadores de vários países da África, Ásia, América Latina, América do Norte e Europa como visitantes e Estagiários mostrando a liderança internacional que nosso Serviço exerce. Ao todo coordenamos e organizamos dentro e fora da FMUSP 164 cursos de extensão universitária. Foram centenas de cursos completos ministrados no Brasil e no exterior destacando-se ser o primeiro Sul-Americano a ter um curso regular na Academia Americana de Otorrinolaringologia. Ministramos mais de 500 conferências fora da Universidade de São Paulo e participamos de 165 mesas redondas e painéis no Brasil e no exterior, além das aulas regulares para os alunos da graduação de Medicina e Fonoaudiologia e aos residentes e estagiários da FMUSP.

 

Em nível de Pós-Graduação Sensu-Strictu, orientamos 20 alunos, sendo 15 em nível de Doutorado, em nosso Programa e no Programa de Fisiopatologia Experimental da FMUSP e participamos como docentes em cursos de Pós-Graduação de outras Instituições de Ensino. Tivemos a oportunidade de participar de 79 bancas examinadoras de Concursos de Mestrado (12) e Doutorado (67) e de 11 Comissões Julgadoras de Concursos de Livre-Docência nesta e em outras Instituições.

 

Somos membros de várias Sociedades Médicas e Científicas no Brasil e no exterior, destacando-se a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial, a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a Academia de Ciências de Nova Iorque, a Academia Paulista de Medicina, o Collegium Oto-Rhino-Laryngologicum Amicitiae Sacrum e a Sociedade Americana de Otologia, somente sendo possível ser admitido nessas duas últimas entidades, com significativa contribuição internacional em nível de ensino e pesquisa.

 

Coordenamos quatro Campanhas Nacionais de Prevenção e Combate à surdez destacando-se a Campanha “Quem ouve bem aprende melhor” onde em cada uma das suas três edições 3 milhões de alunos de escolas públicas que entravam no primeiro ano do ensino fundamental eram triados e os que apresentassem alterações auditivas eram tratados. Foi a maior ação desenvolvida no mundo onde um teste de triagem auditivo foi criado e patenteado para uso das professoras em sala de aula. Esta ação ganhou um prêmio da Organização Mundial de Saúde em Genebra na Suíça, onde fomos indicados consultor na Consulta Internacional de Prevenção à Surdez.

 

Escrevemos seis Tratados da especialidade e seis outros Manuais, publicamos mais de 300 trabalhos científicos em revistas arbitradas no Brasil e 173 no exterior e apresentamos 344 trabalhos em congressos no Brasil e 204 no exterior. Desenvolvemos pesquisas inéditas de técnicas cirúrgicas experimentais e equipamentos para tratamento da surdez, tendo inclusive obtido patentes inéditas de transmissão infravermelha para implante coclear e de próteses auditivas genéricas e equipamentos de diagnóstico. Participamos do desenvolvimento e introdução em nosso meio de revolucionário método de ensino de anatomia e cirurgia através de 3 dimensões esterioscópicas. 

 

Recebemos vários prêmios no Brasil e no exterior, por contribuições científicas e serviços prestados.

 

A prática ininterrupta do ensino e pesquisa nos ensinou que nada é possível se conquistar sozinho e que a verdadeira dimensão da educação médica é promover o incentivo aos acadêmicos e jovens especialistas no desenvolvimento de suas aptidões e pendores vocacionais, formando grupos e profissionais que conosco militam no dia a dia e que sem dúvida foram aqueles aos quais atribuímos a possibilidade da formação desse Memorial e com eles dividimos todas estas realizações. Sem falsa modéstia podemos afirmar que essa talvez tenha sido a maior virtude de nossa trajetória.

 

 “Ensinar é aprender duas vezes”

Ricardo Ferreira Bento

© 2024 by Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
  • Facebook
  • Currículo Lattes
  • ORCID
  • Youtube
bottom of page